LOGO

 

Uma das perguntas de entrevista mais comuns que você enfrentará é: “Por que você deixou seu último emprego?” Talvez você tenha saído em circunstâncias incomuns e não queira compartilhar toda a verdade. Se você não tem certeza do que dizer ou talvez ache que tem uma razão bastante sólida para ter saído do seu último emprego, mas quer ter certeza se pode dizer estas 18 respostas seguras e comprovadas vão te ajudar.

Por que os Empregadores Fazem Essa Pergunta

Quando os empregadores perguntam por que você deixou seu último emprego, estão fazendo uma pergunta legítima que os ajuda a determinar se você é adequado para a vaga em aberto. Eles querem garantir que contratá-lo não seja um desperdício de tempo e esforço deles. Os recrutadores buscam entender três coisas ao fazer essa pergunta:

Primeiro, eles querem saber se a razão pela qual você saiu pode se repetir na empresa deles. Por exemplo, se você saiu porque não se sentia desafiado, há uma chance de que o mesmo sentimento possa surgir novamente no novo cargo.

Segundo, o recrutador quer saber se seu empregador anterior o demitiu. Se você foi demitido, esteja preparado para explicar por que, porque isso pode ser um alerta vermelho para os recrutadores.

Finalmente, eles querem entender o que te mantém interessado nesta função. Por exemplo, se você saiu porque seu último emprego não permitia que você mostrasse suas habilidades criativas, a vaga aberta na empresa como profissional de marketing pode ser o que você está procurando.

Como Responder a “Por Que Você Deixou Seu Último Emprego?”

Embora falar sobre sua última posição possa parecer desconfortável, espere que isso seja abordado em uma entrevista. Os recrutadores desejam entender seus candidatos o máximo possível antes de contratá-los.

Seja claro e conciso

Antes da entrevista, liste as razões pelas quais você deixou seu último emprego. Por exemplo, você pode ter sentido que o cargo não oferecia oportunidades de crescimento ou não permitia que você usasse suas habilidades. Certifique-se de que sua resposta seja clara e concisa. Não há necessidade de ser excessivamente específico.

Evite críticas

Tenha muito cuidado para não falar negativamente sobre sua equipe de gestão anterior. Falar mal do seu empregador anterior pode refletir negativamente sobre você. Se você deixou seu emprego em circunstâncias desfavoráveis, encontre uma maneira de dar uma visão positiva.

Seja honesto

Finalmente, mantenha sua resposta breve e honesta. Os recrutadores entrevistam muitas pessoas e geralmente conseguem perceber quando alguém não está sendo sincero. Para evitar problemas mantenha sua resposta cuidadosa, mas franca.

Aqui estão 18 respostas seguras e aceitáveis para a pergunta “Por que você deixou seu último emprego?”

É provável que se você der uma dessas razões, o entrevistador fique satisfeito e passe rapidamente para a próxima pergunta.

  1. “Eu estava na empresa por vários anos e queria experimentar um novo ambiente para continuar crescendo.”
    • A maioria das pessoas que avançaram em suas carreiras trabalharam em várias empresas. (Grande, pequena, pública, privada, etc.) Nenhum recrutador vai culpá-lo por querer ter experiência diversificada e obter uma nova perspectiva em sua carreira.
  2. “Recebi uma oferta de promoção em outra empresa.”
    • Seus empregadores anteriores nem sempre podem oferecer o próximo passo ideal para sua carreira quando você está pronto. Deixar a empresa para avançar na carreira é um motivo comum, e não será a primeira vez que o entrevistador ouvirá isso.
  3. “Eu saí em busca de uma oportunidade para avançar na minha carreira.”
    • Talvez você não tenha recebido uma promoção em termos de cargo, mas viu um caminho melhor em outra empresa. Ou você ingressou em uma nova empresa para ter a oportunidade de desenvolver uma nova habilidade importante para você. Está tudo bem mudar de emprego se você acredita que isso o ajudará a avançar no futuro, mesmo que não seja uma promoção imediata. Então, você deve estar bem usando isso como sua resposta.
  4. “Recebi um aumento significativo no salário.”
    • Todos nós trabalhamos por dinheiro. As empresas entendem isso. Eu tentaria combinar isso com outra razão, para não parecer muito focado no dinheiro. Então, você poderia dizer algo assim: “Recebi um aumento significativo no salário e também estava empolgado com as oportunidades de carreira internacional que essa nova empresa oferecia, então parecia uma ótima oportunidade para aproveitar.”
  5. “Eu saí para trabalhar em um produto/serviço pelo qual eu era muito apaixonado.”
    • Às vezes, surge uma oportunidade incrível que combina perfeitamente com seus interesses. Ninguém o culpará por sair para perseguir algo assim. É uma razão perfeitamente válida mesmo se você “pulou” de emprego e saiu logo depois de ser contratado. Embora pular de emprego nunca pareça bom, esta é uma das razões que um entrevistador entenderá.
  6. “Um ex-chefe ou colega me recrutou para trabalhar na empresa deles.”
    • Talvez você tenha tido um ótimo chefe que saiu para começar uma empresa. Um ano depois, ele ligou para você e disse que realmente precisava de um profissional como você para completar a equipe, então você foi lá e se juntou a ele. Essa é uma ótima razão e é bastante comum em algumas áreas, além de mostrar que seu ex-chefe gostava de você.
  7. “Meu departamento trouxe um novo gerente, e senti que era o momento certo de sair.”
    • As coisas mudam. Um emprego que você costumava adorar pode se tornar não tão legal, e uma das razões mais comuns é a contratação de uma nova liderança para substituir seu antigo líder. Às vezes, simplesmente não é a combinação certa, então você decidiu sair. Se usar esta resposta, evite falar mal da nova gestão; apenas diga que as coisas mudaram e você não se sentiu tão empolgado com o trabalho sob nova gestão, então decidiu procurar em outro lugar o próximo passo em sua carreira.
  8. “Fui contratado para uma determinada função, mas ao longo do tempo, isso mudou, e não estava mais sendo dada a oportunidade de fazer o trabalho que eu estava interessado.”
    • Os empregos mudam. Ou às vezes você é contratado para um emprego, e o que eles pedem para você fazer acaba sendo nada parecido com a descrição do trabalho (infelizmente, isso acontece muito). Esta é uma razão válida e é uma resposta muito convincente e aceitável, mesmo que você tenha deixado o cargo pouco tempo após ser contratado.
  9. “Depois de anos nesta atividade, eu já não encontrava mais prazer no meu trabalho.”
    • Se você ficou alguns anos, mas saiu porque não achava o trabalho significativo ou prazeroso, tudo bem. Apenas certifique-se de mostrar a esta nova empresa que ela é diferente ou que oferece algo que você realmente aprecia. Se eles acharem que você também achará o trabalho deles entediante, eles não vão contratá-lo.
  10. “Estive nesta empresa por muitos anos e aprendi muito, mas senti que estava pronto para uma mudança.”
    • Se você esteve em seu último emprego por alguns anos ou mais, não há nada de errado em dizer que sentiu vontade de seguir em frente. Talvez você tenha aprendido quase tudo o que podia, ou simplesmente queria experimentar algo novo. Essas são boas razões para sair se você passou muito tempo em uma única empresa.
  11. “Reavaliei meus objetivos de carreira e decidi que uma mudança era necessária.”
    • Metas e objetivos mudam. E se sua empresa não oferece algo que se alinhe com seus novos objetivos, é aceitável sair. Não há nada de errado com essa resposta para explicar por que você deixou seu último emprego. Apenas certifique-se de mostrar ao entrevistador que você sabe o que quer em sua carreira agora. E mostre como o trabalho deles se encaixa em seus objetivos. Caso contrário, eles ficarão preocupados que você possa mudar de ideia depois de contratado.
  12. “Voltei à escola para cursar um mestrado (ou doutorado, etc.)”
    • Isso acontece o tempo todo. É muito comum, e você não deve sentir ansiedade ao dar uma resposta assim para explicar por que deixou seu último emprego.
  13. “Não senti que o trabalho estava utilizando minhas habilidades ao máximo ou me desafiando o suficiente.”
    • Se você está entediado ou não está sendo desafiado, é difícil manter a motivação e o foco em sua carreira e trabalho. Portanto, não há problema em dar isso como motivo para deixar seu último emprego. Apenas certifique-se de não parecer mimado, negativo ou ingrato ao dizer isso. Não faça parecer que o trabalho não era digno de você, ou algo assim. Apenas explique que você sentiu que era capaz de mais e queria um desafio maior. Ou mencione uma habilidade específica sua que não estava sendo utilizada. Talvez você seja um ótimo vendedor, mas eles o colocaram no atendimento ao cliente. Isso soaria ótimo se você estivesse entrevistando para uma vaga de vendas, pois mostra que você realmente quer fazer vendas.
  14. “Eu renunciei ao meu último emprego para cuidar de um problema familiar. O problema está resolvido, então posso trabalhar em tempo integral novamente sem problemas.”
    • Não é necessário entrar em muitos detalhes. Mantenha simples. Certifique-se de dizer a eles que o problema está resolvido, para que não se preocupem se você terá que renunciar novamente. Se quiser compartilhar um pouco mais de informação, tudo bem.
  15. “Assumi uma posição em uma empresa mais próxima da minha casa.”
    • Assim como o salário (mencionado anteriormente), eu recomendaria que você combinasse isso com outra razão. Aqui está um exemplo: “Assumi uma posição em uma empresa mais próxima da minha casa, que também ofereceu a oportunidade de liderar alguns projetos importantes.”
  16. “Deixei meu último emprego para tirar um tempo para começar uma família.”
    • Você pode compartilhar tanto ou tão pouco detalhe quanto desejar com esta resposta. Eu sugeriria mantê-la simples.
  17. “Minha posição foi eliminada e fui demitido.”
    • Demissões acontecem. Nesta área, é recomendável ser específico em sua resposta e compartilhar detalhes. Você foi demitido devido a dificuldades financeiras? Seu trabalho foi terceirizado para o exterior? O departamento inteiro fechou? A empresa faliu? etc.
  18. “Fui demitido.”
    • Se você foi demitido, recomendo que conte a verdade e seja honesto. Não vale a pena mentir e ser descoberto mais tarde quando verificarem as referências. Mesmo que seja contratado, se descobrirem que você mentiu, isso é motivo para rescisão. Certifique-se de NUNCA falar mal do seu antigo empregador, e tente assumir a responsabilidade pelo que aconteceu. Mostre ao entrevistador o que você aprendeu e as medidas que tomou para garantir que isso nunca aconteça novamente.

Escolha uma das respostas aceitáveis acima para explicar por que você deixou seu último emprego, evite os erros que acabamos de abordar, e você vai impressionar o entrevistador, avançando rapidamente e facilmente para a próxima pergunta na sua entrevista.

 

Postagens recentes

Tem alguma dúvida?

Inicie sua jornada de busca por emprego com nossos recursos gratuitos!

Descubra as estratégias eficazes para aprimorar seu currículo, se destacar em entrevistas e redigir e-mails que já auxiliaram nossos clientes a conquistar posições em empresas renomadas como IBM, Google, Itaú, Ambev e muitas outras.

Assine nossa newsleter, faça parte da comunidade de membros em nossa lista de e-mails e obtenha nossos informativos exclusivos, com orientações e insights carreira, entregues diretamente à sua caixa de entrada semanalmente. Preencha seu primeiro nome e email para se juntar a nós!

80 mil +

followers

500 mil +

views

2 mil +

videos