Aprenda exemplos de como responder à pergunta de entrevista “Me fale sobre você” para impressionar os recrutadores e obter mais ofertas de emprego. Também abordaremos os erros graves que você PRECISA evitar se quiser passar por essa pergunta.
Aqui está exatamente o que você vai obter:
- O método mais recomendado de como responder “Me fale sobre você”
- 8 exemplos de boas respostas para “Me fale sobre você” para várias áreas
- Um método mais curto e novo para candidatos experientes
- Como praticar sua resposta para ter certeza de que você está 100% pronto para a entrevista
Vamos começar…
Por que os entrevistadores perguntam “Me fale sobre você”
“Você pode me contar sobre você?” é uma pergunta comum de entrevista que geralmente é feita no início, como uma pergunta quebra-gelo ou desbravadora. Pode pegá-lo desprevenido porque pode parecer vago, amplo e um pouco complicado. Porém, se você entender um pouco mais sobre o por que os entrevistadores fazem essa pergunta (que muitas vezes é enquadrada como um comando) vai te ajudar a ter uma visão clara sobre como responder.
Os entrevistadores fazem essa pergunta para aliviá-lo daqueles nervosismos introdutórios (que ambos sentem). É uma maneira de estabelecer uma direção para a entrevista, porque mostra como você resume sua experiência e mostra sua relevância para a vaga para a qual você está se candidatando, o que, por sua vez, diz a eles o que perguntar em seguir. Confie em mim, porém, sua resposta precisa ser relevante, o entrevistador provavelmente não está perguntando se você é uma pessoa que gosta de cão ou gato, mas sim qual formação, habilidades, qualificações e experiências o trouxeram para esta entrevista hoje.
Diferentes Formas de Fazer a Mesma Pergunta
Mencionei que essa pergunta pode, às vezes, ser formulada como um comando, ou seja, “Me fale sobre você” e assim por diante. Existem várias maneiras de formular essa pergunta, mas todas expressam a mesma intenção por parte do entrevistador, então todas devem ser respondidas da mesma maneira. Variantes comuns incluem:
- “Me guie pelo seu currículo.”
- “Me fale sobre o seu histórico.”
- “Descreva-se.”
- “Pode me contar mais sobre o motivo de estar aqui?”
- “O que te trouxe aqui hoje?”
Quando se trata de se descrever, você pode se perguntar por onde começar, quão pessoal deve ser e até que ponto deve se aprofundar. “Descreva-se” pode parece um pouco mais pessoal do que as demais.
Como Responder à Pergunta “Me fale sobre você” em uma Entrevista:
1- Escolha o Ponto de Partida Adequado para Sua História (IMPORTANTE)
Seu objetivo ao responder “Me fale sobre você” é fornecer uma caminhada breve e concisa pela sua história profissional que destaque experiências relevantes. Você deseja começar em um ponto no passado (como quando começou a trabalhar nessa área) e chegar à sua situação atual. Portanto, a primeira coisa a decidir é onde você começará a história… Se você é um recém-formado: Comece mencionando que acabou de se formar e explique por que escolheu essa carreira ou área de estudo.
Por exemplo, você pode começar sua resposta da seguinte forma:
“Me formei em Economia há dois meses. Escolhi esse campo de estudo porque sempre tive interesse em finanças e dinheiro, e alguns membros da minha família me disseram que isso oferece ótimas opções de carreira também.”
Se você tem de 1 a 8 anos de experiência, comece com o momento em que se formou e percorra sua experiência profissional desde então.
Aqui está um exemplo de como você começaria sua resposta de entrevista nessa situação:
“Me formei em Engenharia Industrial há seis anos e imediatamente comecei a trabalhar em uma pequena empresa de design em São Paulo. Desde então, eu…”
E se você tem de 8 a 20+ anos de experiência, pode começar com um ponto intermediário em sua carreira. Isso evitará que sua resposta fique muito longa.
Por exemplo, se você é um gerente, pode começar explicando como se tornou gerente. Se você trabalha há 25 anos, mas só atua como profissional de vendas há 12 anos, pode começar contando como começou na área de vendas.
Aqui está um exemplo de como começar sua resposta à pergunta “Me fale sobre você” como um candidato muito experiente:
“Comecei a gerenciar pessoas há doze anos, quando fui promovido de Analista sênior de atendimento ao Cliente para Supervisor de Atendimento ao Cliente. Desde então, eu…”
2- Destaque Experiências e Conquistas Impressionantes
Ao contar a história da sua carreira, explique as principais conquistas que você alcançou, o trabalho que realizou, as habilidades que aprendeu e as principais decisões de carreira que tomou.
- Foi promovido? Isso é sempre um sinal positivo e vale a pena mencionar.
- Conseguiu algo significativo, como resolver um grande problema para seu último empregador? Isso também é ótimo para mencionar.
- Desenvolveu novas habilidades ou superou desafios? Seja específico! Dê detalhes.
Mas fatos impressionantes aleatórios não são suficientes. Você deve estar pensando em como isso se relaciona com a empresa para a qual está falando.
- Sempre pesquise a empresa antes de ir para a entrevista. Estude principalmente a descrição do cargo para saber quais habilidades ELES consideram mais importantes.
- O que envolve este trabalho específico? Há muita liderança envolvida? Fale sobre suas experiências em liderança (por menor que sejam!), como foi e o que você aprendeu.
- O trabalho exige um alto nível de habilidade técnica? Fale sobre como você aprendeu e avançou nessa área em cada etapa da sua carreira!
- Você precisa “ajustar” sua resposta para “Me fale sobre você” de acordo com a descrição do trabalho e as necessidades da empresa. Tente falar sobre experiências e qualificações que sejam relevantes para o trabalho para o qual você se candidatou.
3- Conclua Explicando Sua Situação Atual
Por fim, a melhor maneira de encerrar sua história é colocá-los a par de sua situação atual. Por que você quis se candidatar ao emprego deles, o que você está procurando fazer a seguir, etc.
Por exemplo, você pode concluir sua resposta dizendo:
“… e é por isso que quis participar desta entrevista. Essa posição parece uma ótima oportunidade para desenvolver as habilidades que acabei de mencionar e continuar construindo minha carreira e me desafiando.”
4- Mantenha Sua Resposta Relacionada ao Trabalho
Quando os empregadores perguntam, “Me fale sobre você,” em uma entrevista, geralmente querem ouvir sobre você como profissional. Portanto, a abordagem mais segura é manter sua resposta relacionada ao trabalho e compartilhar sua história profissional, em vez de detalhes pessoais. Você pode mostrar mais personalidade à medida que a entrevista avança, mas é arriscado compartilhar muitas informações pessoais ao responder “Me fale sobre você”. Isso pode fazer com que sua resposta fique muito longa ou causar a omissão de informações profissionais importantes que o entrevistador gostaria de saber!
5- Seja Conciso ao Responder (2 Minutos ou Menos!)
Quando dizem “Me fale sobre você”, será tentador dar uma resposta longa. É uma pergunta tão aberta. E cobrimos muitas coisas acima, mas há algo tão importante quanto qualquer uma delas. Você precisa ser conciso. Sua comunicação e habilidade de se manter no caminho com sua resposta são duas coisas que eles estão observando de perto. O entrevistador quer ver que você pode contar sua história do Ponto A (o início) ao Ponto B (o final) sem se desviar, se distrair ou ficar disperso. Isso diz a eles como você se comunicará como funcionário… quando há um problema, quando há um desacordo ou quando você simplesmente precisa compartilhar seu conhecimento ou opinião. Se você estender essa resposta além de 2 minutos, estará prejudicando a si mesmo. Na verdade, abaixo de 90 segundos é o ideal. Pratique em casa com um cronômetro! É por isso que recomendo escolher um ponto de partida com base em sua experiência (Passo 1 acima)… porque se você tem 25 anos de experiência e começa no momento em que se formou na faculdade, sua resposta será muito longa.
Exemplos completos de respostas para esta pergunta de entrevista.
Exemplo de Resposta para Candidatos Experientes:
“Me formei em Administração em 2010 e recebi uma oferta para Gerente de contas em uma empresa de telecomunicações onde eu havia estagiado. Adorei trabalhar com clientes, gerenciar e expandir minhas contas, mas o setor não me parecia muito interessante. Fiquei por um ano neste cargo e aprendi muito sobre como construir e gerenciar contas com sucesso, me tornando um dos principais colaboradores do meu grupo antes de sair. Deixei o cargo no primeiro ano para buscar uma posição muito semelhante em outra área pela qual estou muito mais entusiasmado: a área da saúde. Estou há 2 anos nesta startup de saúde e sinto que estou pronto para levar minha carreira para o próximo nível, por isso estou atualmente em busca de uma nova oportunidade.”
Esse primeiro exemplo foi para profissionais experientes (pelo menos com alguns anos de experiência). Agora, vamos ver um exemplo para candidatos em nível inicial e para aqueles sem experiência.
Exemplo de Resposta para Candidatos Sem Experiência:
“Me formei em Engenharia há dois meses. Escolhi esse campo de estudo porque sempre tive interesse em matemática e física, e alguns membros da minha família me disseram que isso leva a ótimas opções de carreira. Uma das minhas principais realizações durante minha carreira acadêmica foi falar em uma conferência sobre o tema de design de janelas energeticamente eficientes, com base em uma pesquisa que fiz para uma das minhas disciplinas de nível sênior. Isso me levou a um estágio que acabei de concluir, então estou ativamente procurando uma posição em tempo integral agora.”
Destaque-se “Ajustando” Sua Resposta para a Empresa
O final da sua resposta na entrevista é uma grande oportunidade para personalizar sua resposta de acordo com a empresa e o cargo para o qual está sendo entrevistado. Ao falar sobre o que pretende fazer em seguida em sua carreira, tente mencionar o que vê que essa empresa oferece para o seu desenvolvimento profissional (liderança, desafios técnicos, exposição a novas áreas, etc.). Isso mostra por que você está animado com o trabalho deles, o que ajudará você a ser contratado! Antes de passarmos para mais dicas e um ENORME erro a evitar, aqui está mais um exemplo de resposta para esta pergunta.
Método Mais Curto para Responder a “Me fale Sobre Você” (Apenas para Candidatos Experientes)
O método que apresentei acima é a maneira padrão que a maioria dos recrutadores recomenda para responder a “Me fale sobre você”. É assim que orientei os candidatos a emprego a responderem a essa pergunta por anos. No entanto, há outra maneira de responder… e ela tem alguns benefícios. Vou explicar… Muitos especialistas apontaram que se o entrevistador quisesse a história da sua carreira, poderia ter olhado seu currículo, seu LinkedIn ou feito uma pergunta como “pode me guiar pelo seu histórico?”. Portanto, há outra abordagem para responder a “Me fale sobre você” que pula a história da carreira e vai direto ao ponto: Por que você é incrível e por que deveriam contratá-lo!
Vamos ver dois modelos palavra por palavra que seguem este padrão.
Exemplo de resposta se estiver procurando emprego enquanto está empregado:
“Bem, atualmente trabalho na Empresa XYZ e sou especializado em ___. A razão pela qual me candidatei a este emprego é que vi ___ na descrição do cargo e acredito que seria capaz de ajudá-los a ___ e ___. Uma das minhas principais realizações no meu cargo atual foi ajudar meu empregador a fazer ___, e estou confiante de que posso ajudar sua equipe a obter resultados semelhantes aqui.”
Modelo de resposta exemplo se está desempregado:
“No meu cargo mais recente na Empresa XYZ, eu me especializava em ___. A razão pela qual me candidatei a este emprego é que vi ___ na descrição do cargo e acredito que seria capaz de ajudá-los a ___ e ___. Uma das minhas principais realizações no meu último cargo na Empresa XYZ foi ajudá-los a ___, e estou confiante de que posso ajudar sua equipe a obter resultados semelhantes aqui.”
Qual Método Deve Ser Usado para Sua Resposta?
Se você tem experiência profissional, ambas as opções que abordamos são muito boas, e realmente depende do que você se sente mais confortável. Escolha aquela que você mais gostar. Ambas são excelentes maneiras de responder à pergunta, então não se preocupe muito com isso! No entanto, se você estiver no início da carreira e não tiver experiência de trabalho… ou pelo menos estágios… então eu voltaria ao início deste artigo e usaria o primeiro método de 5 passos para responder a “fale-me sobre você”.
Esse segundo método que acabamos de abordar é realmente melhor se você quiser dar uma resposta única e concisa e tiver alguma experiência de trabalho relevante para compartilhar na entrevista!
Pratique Sua Resposta Antes da Entrevista
Como uma dica final, certifique-se de praticar tudo o que planeja dizer quando o entrevistador te fizer esta pergunta, e lembre se nada sai perfeito na primeira vez, e você não quer parecer nervoso e gaguejar quando fizerem essa pergunta. Portanto, eu recomendaria pegar uma folha de papel e escrever os pontos-chave que você deseja abordar em sua resposta. Eu gosto de escrevê-los em formato de tópicos. Em seguida, use o aplicativo gravador de voz do seu smartphone para gravar algumas respostas e ouça como você soa. Não olhe para suas anotações enquanto dá sua resposta. A ideia é tentar lembrar do que você quer falar sem ler do papel. Depois, dê uma olhada no papel para se certificar de que cobriu tudo. Continue praticando até conseguir dar uma resposta tranquila sem esquecer de nada importante.