O que os empregadores procuram em uma entrevista?
Os empregadores estão procurando mais do que apenas boas respostas na entrevista de emprego. Com base na minha experiência como gerente, vou compartilhar tudo o que um empregador procura em uma entrevista de emprego quando decide quem contratar… Assim, você pode se preparar melhor, se sentir mais confiante e conseguir o emprego.
As 3 principais qualidades que os empregadores procuram nos candidatos
As três principais qualidades que os empregadores procuram em cada entrevista são “se você pode fazer o trabalho”, “se você quer o emprego” e “se você provavelmente vai gostar do emprego e ficar”. Essas são as peças básicas que os gerentes estão avaliando, mas há muito mais que os empregadores também procuram, como linguagem corporal, confiança, habilidades comportamentais e muito mais. Abaixo, vou me aprofundar nas áreas acima e compartilhar ainda mais do que os empregadores estão procurando em suas entrevistas de emprego.
Tudo o que os empregadores procuram em uma entrevista
1. Confiança
A primeira coisa que os empregadores vão procurar e notar em uma entrevista é a sua confiança. O entrevistador observará sua linguagem corporal, contato visual e comportamento geral. Eles notarão se você parece à vontade ou nervoso em geral. Eles também observarão se você está falando em um ritmo confortável ou se parece estar ansioso, correndo para falar. Embora a confiança por si só não lhe garanta o emprego, vale a pena praticar antes da entrevista. Sua confiança e presença em uma entrevista causam uma impressão imediata nos gerentes de contratação e dão o tom para todo o resto da conversa
2. Conhecimento e capacidade para executar o trabalho
Em seguida, os empregadores em uma entrevista procurarão evidências de que você pode entrar em seu trabalho e ter sucesso. A capacidade de executar o trabalho é o fator mais importante que a maioria dos empregadores procura nos candidatos que contratam.
A única exceção a essa regra pode ser se eles estiverem contratando candidatos iniciantes e recém-formados, caso em que eles podem procurar inteligência, entusiasmo e uma ótima atitude geral. E o principal fator que os empregadores procuram ao contratar alguém para uma posição é se você tem habilidades e experiência que te ajudarão a ter um bom desempenho no trabalho. Então sempre que você estiver conversando com recrutadores, equipe de RH ou gerentes na entrevista, busque demonstrar como suas experiências passadas te ajudaram a se preparar para a posição deles. Você conseguirá fazer isso pesquisando a empresa e percebendo na descrição do cargo o que eles parecem precisar. Em seguida, destaque as principais experiências e realizações ao responder às perguntas deles. Conte histórias de como você ajudou antigos empregadores e quais sucessos você teve em equipes anteriores, etc.
3. Evidências de Pesquisa e Preparação
Seu entrevistador também procurará sinais gerais de pesquisa, esforço e preparação. Eles gostariam de contratar alguém que dedicasse tempo para se preparar para a conversa e não estivesse apenas “alando”. Prepare-se sempre para a sua entrevista. Conheça a empresa com a qual você está falando. Procure o entrevistador no LinkedIn para ter uma noção geral de seu histórico. Prepare algumas perguntas para fazer ao entrevistador que demonstre que você fez sua pesquisa. A conclusão é a seguinte: se você puder demonstrar que se preparou com antecedência, é mais provável que o empregador o contrate, porque sua preparação e esforço mostram que tipo de pessoa você será depois de entrar para a equipe.
4. Exemplos de Sucessos Passados
Os empregadores não querem apenas ouvir que você tem conhecimento ou experiência em uma habilidade. Eles preferem ouvir uma história ou exemplo de como você usou essa habilidade com sucesso. Ao se preparar para sua entrevista, pratique contar uma ou duas histórias sobre o que você conquistou em seus últimos cargos.
5. Sua capacidade de explicar sua busca de emprego
Se as empresas tiverem a sensação de que você é indeciso e que você não pensou seriamente em sua busca por emprego, ou que você está escondendo algum tipo de problema pessoal ou profissional, isso prejudicará sua capacidade de ser contratado. Você deve parecer uma pessoa que tem uma noção clara do que quer fazer a seguir e por que está procurando um emprego agora. Se você puder comunicar esses pontos, você será contratado muito mais rápido e muitas vezes para trabalhos melhores. Considerando que, se você parece que não pensou em sua busca de emprego atual ou está escondendo algo e sendo desonesto em suas respostas, isso pode custar ofertas de emprego, mesmo que você seja 100% qualificado.
6. Como você se encaixará na cultura da empresa
Os empregadores também farão perguntas para determinar se você se encaixa na cultura da empresa. Isso é importante para as empresas, especialmente, para cargos de liderança ou funções que elas esperam que cresçam para uma posição de liderança. Seja honesto na conversa. Você não pode mentir e acabar trabalhando para uma empresa que você não se encaixa culturalmente.
Mas prepare-se com antecedência, pesquisando a empresa para que você possa destacar as características pessoais que você se sente mais apto. E não se assuste se o empregador fizer uma ou duas perguntas sobre seus interesses pessoais, como “O que você faz nas horas vagas?” Bons gerentes querem conhecê-lo e não te vê apenas como um operário. Isso é uma coisa boa, trabalhar para um chefe que se importa pode ajudá-lo a desenvolver suas habilidades mais rapidamente e avançar ainda mais na sua carreira.
7. Honestidade e Responsabilidade
A empresa quer contratar um funcionário que seja honesto, responsável, e eles julgam isso na entrevista.
Seja honesto se você não tiver certeza de como responder a uma pergunta e simplesmente diga: “Desculpe, eu não entendi, você pode me explicar o que quer dizer?” ou “Não tenho certeza, se entendi”.
Um bom gerente não vai te punir por fazer isso uma ou duas vezes em uma entrevista, e quase sempre ele irá contratar esse tipo de funcionário para sua equipe, ao invés de alguém que tenta esconder sua falta de conhecimento. Conhecimentos e habilidades podem ser ensinados. Honestidade e integridade, combinadas com um estilo de comunicação inicial, não podem ser ensinadas. Assim, seu entrevistador valorizará esses fatores. Dependendo do trabalho, a empresa pode até ver essas características como sendo mais importantes do que habilidades específicas do trabalho. Em seguida, a empresa está à procura de um candidato que demonstre uma mente aberta e vontade de aprender novas habilidades depois de ser contratado.
8. Treinável e de Mente Aberta
Você precisa encontrar o equilíbrio entre parecer confiante na entrevista, mas não parecer um sabe-tudo que não está aberto a feedback ou adotar novas táticas. Cada empresa tem uma determinada maneira de fazer as coisas. Eles adoram quando um candidato chega com experiência prévia… Mas também querem ter certeza de que o candidato será capaz de se adaptar. Uma empresa não quer que você discuta dizendo: “Bem, quando fizemos isso na minha antiga empresa…” Mostre ao entrevistador que você vai equilibrar a experiência que você traz com a vontade de aprender as operações dessa nova empresa. Mostre que você é flexível e não está preso aos seus velhos hábitos, e que você está pronto para se encaixar.
Se você se apresentar assim, verá mais sucesso na entrevista.
9. Interesse e entusiasmo pelo trabalho
Os entrevistadores adoram quando você mostra entusiasmo e emoção na entrevista. Você não precisa exagerar ou agir falsamente se for uma pessoa geralmente quieta e introvertida. Eu mesma sou introvertida. Mas se durante a entrevista, algo soar empolgante ou interessante, diga!
10. As perguntas que você faz
É comum a maioria dos candidatos não entender o quanto a empresa se preocupa com as perguntas que os candidatos fazem. Perguntar sobre a função e a empresa mostra esforço, interesse no cargo, preparo e inteligência/ponderação. Se você não fizer perguntas em sua entrevista, pode ser um tiro no próprio pé já que demonstra desinteresse.
11. Comunicação verbal clara e concisa
Os entrevistadores também tomam nota da suas habilidades de comunicação e se você pode responder de forma concisa. Se você parece incapaz de contar uma história clara e se manter no caminho certo, o entrevistador vai se preocupar com sua capacidade de se comunicar no trabalho também. E isso pode virar um problema no futuro. Praticamente todo trabalho envolve comunicação interna com seu chefe e equipe, portanto, demonstrar boas habilidades de comunicação é fundamental.
12. Comunicação por e-mail antes e depois da entrevista
Saiba que se você aprender a se comunicar bem ao longo da carreira, receberá mais ofertas de emprego. Seja profissional e educado, mas também claro e direto nos seus e-mails. Ao agendar entrevistas, tente evitar idas e vindas e pense com antecedência sobre quais informações o empregador precisará. Por exemplo, se eles convidarem você para uma entrevista por telefone, responda oferecendo várias vezes que você estaria disponível e inclua o melhor número de telefone para entrar em contato com você. Inclua o fuso horário também, se você acha que há alguma dúvida ou confusão potencial sobre em que fuso horário você está.
13. Como você se compara a outros candidatos
Cada gerente está comparando você com os outros candidatos que eles entrevistarão ou vão entrevistar. A tipicamente as empresas entrevistam muitas pessoas para cada cargo. Portanto, não pule a preparação e não assuma que você será escolhido porque você tem um ótimo currículo. Ao mesmo tempo, não desanime se você sentiu que teve uma entrevista bem-sucedida, saiu animado e depois não conseguiu o cargo. Acontece com todo mundo, e não é possível saber todos os pequenos fatores na decisão de uma empresa. Você nunca sabe quem mais você enfrentou como candidato ou exatamente o que a empresa priorizou na sua decisão, então se você enfrentar a rejeição de emprego, continue.