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Pergunta da Entrevista “Como você lida com conflitos?

Um guia sobre como responder à complicada pergunta da entrevista “Como você lida com conflitos?”.

Saber lidar com a resolução de conflitos de forma eficaz é uma habilidade fundamental para todas as funções e setores. É por isso que, entre muitas outras perguntas comportamentais que podem ser feitas em uma entrevista de emprego, você provavelmente terá a resolução de conflitos também.

Para dar uma resposta forte para “como você lida com conflitos?”:

  • Escolha um exemplo da vida real de quando você teve que lidar com conflitos.
  • Use a fórmula STAR (Situação-Tarefa-Ação-Resultado).
  • Concentre-se nos pontos positivos e no que você aprendeu com essa experiência.

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Como preparar sua resposta para perguntas de entrevista relacionadas a Resolução de Conflitos

Perguntas de entrevista comportamental (incluindo as relacionadas a conflitos) exigem contar histórias – você precisa se lembrar de uma situação específica em que você exibiu uma habilidade ou comportamento relevante para a pergunta que está sendo feita e a posição para a qual está se candidatando. A melhor maneira de enquadrar sua resposta às perguntas da entrevista de resolução de conflitos é seguir o formato STAR.

Usar a fórmula STAR para responder a perguntas de Entrevista de Resolução de Conflitos

STAR significa Situação, Tarefa, Ação e Resultado. É uma estrutura para responder perguntas comportamentais que ajudarão você a estruturar sua resposta e apresentá-la de forma clara e concisa.

  • Situação: Explique a situação de conflito e as circunstâncias e forneça contexto suficiente para que o entrevistador possa imaginá-la.
  • Tarefa: Explique seu papel no conflito e qual era seu objetivo.
  • Ação: Descreva o que você fez. O truque aqui é incluir as competências que o ajudaram a consertar a situação. Essa é a parte chave da sua resposta, porque o gerente de contratação está interessado em como você concluiu sua tarefa, como se comunicou e quais estratégias usou.
  • Resultados: Por fim, explique como o assunto foi resolvido e qual foi o resultado.

Por que os entrevistadores fazem essa pergunta?

Os entrevistadores gostam dessa pergunta porque ela ajuda a avaliar os candidatos e algumas de suas principais habilidades e competências – autoconhecimento, comunicação eficaz, habilidades de resolução de problemas, tomada de decisões e aprendizado com a experiência.

A fórmula STAR é eficaz porque é fácil de lembrar e praticar, e o componente de narrativa dá ao entrevistador uma boa ideia de como você provavelmente lidará com uma situação semelhante se ele o contratar.

Ele ajudará o entrevistador a reunir respostas específicas e baseadas em evidências para avaliar melhor sua adequação à função e à competência de gerenciamento de conflitos.

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Tipos de Perguntas de Entrevista de Resolução de Conflitos + Exemplos de Respostas

Abaixo estão alguns exemplos mais comuns de perguntas de entrevista de conflito. Para garantir que você está pronto para a entrevista, certifique-se de preparar respostas para tudo isso. Embora soem semelhantes, há diferenças sutis no que o entrevistador está procurando.

Como você lida com conflitos?

Esta é a versão mais geral da pergunta (o que a torna um pouco complicada). Para respondê-la corretamente, você precisa apresentar uma combinação de habilidades gerais de gerenciamento de conflitos e um exemplo do método STAR

Exemplo:

Quando eu me deparo com conflitos no trabalho, eu tento fazer uma pausa, tiro um tempo para pensar e entender a perspectiva do outro. Sei que as vezes, é fácil levar as coisas para o lado pessoal, então faço o meu melhor para me manter a calma, mostrar respeito e compreensão. Os conflitos fazem parte do dia a dia no trabalho e, com o tempo, eu aprendi a me sentir mais à vontade para expressar minha opinião e lidar com discordâncias.

Para dar um exemplo, alguns anos atrás, fui escolhida para liderar um projeto de resposta a RFP da Petrobrás, era um projeto grande e milionário. Foi minha primeira vez como líder de projeto e eu estava determinada a ter sucesso. Partes dessa atividade incluía documentos legais, documentação técnica e detalhes de preços, o que significava que várias pessoas fora de Vendas e Desenvolvimento de Negócios tinham que estar envolvidas. Na reunião inicial, deleguei essas tarefas a diferentes membros da equipe e concordamos com o prazo. Acompanhei todos diariamente para ver como estava o projeto e tive a certeza de que todos estavam fazendo a sua parte. Mas ninguém apresentou seus documentos no dia combinado.

Eu sabia que tinha que reagir rapidamente, então organizei uma reunião de emergência, onde expressei minha decepção de forma profissional e perguntei a todos sobre seus obstáculos. Também enfatizei que este era um projeto fundamental e pedi a todos que parassem de trabalhar em suas tarefas atuais para priorizar a RFP. Tivemos nossa resposta de RFP pronta em algumas horas e a enviamos a tempo.

Após essa experiência, tivemos algumas reuniões para ver como poderíamos melhorar o processo e torná-lo menos intenso para todos os envolvidos. Temos agora uma grande base de dados de amostras para serem usadas em projetos assim, o que nos poupou muito tempo ao longo dos anos.

Por que isso funciona: Este é um verdadeiro final feliz – o conflito foi resolvido e uma nova estratégia foi colocada em prática para otimizar o processo recorrente. Embora tenha sido a primeira vez que o candidato liderou um projeto, eles reagiram rapidamente. Eles não jogaram o “jogo da culpa” ou escalaram a questão para a Liderança. Em vez disso, eles mostraram como a comunicação clara e a assertividade na resolução de problemas ajudaram a alcançar os objetivos da empresa.

Resumo dos principais pontos

  • Tenha alguns exemplos prontos em sua cabeça e pratique respondê-los com antecedência.
  • Use o método STAR ao descrever a experiência de conflito. Isso ajudará você a enquadrar melhor sua resposta, permanecer no tópico, ser conciso e dar ao entrevistador o que ele está procurando.
  • Preste atenção em como a pergunta é formulada. Você precisará ajustar sua resposta consideravelmente com base na pergunta específica.
  • Escolha exemplos fortes e específicos e diga palavras chaves para a gestão de conflitos (por exemplo, resolução de problemas, empatia, negociação, assertividade, compromisso…)
  • Termine com um comentário humilde dizendo o que você aprendeu com o conflito e como você cresceu desde então.

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