Se você leu qualquer tipo de conselho de currículo on-line, há uma boa chance de ter visto muitas recomendações de que você deve adaptar seu currículo para cada trabalho.
Você provavelmente está se perguntando- É realmente necessário?
Pode ser tentador ignorá-lo, porque sim, leva tempo.
Mas isso realmente fará uma enorme diferença no número de empresas que te ligam de volta e te convidam para uma entrevista.
Estou falando de um aumento exponencial de ligações… não um ligeiro aumento. Já tentei os dois caminhos, confie em mim.
E adaptar seu currículo não é tão difícil quanto parece. Vou te levar passo a passo. Mas antes, leia esta próxima seção porque é importante…
O problema de não adequar seu currículo:
A maioria dos candidatos a emprego vai criar um currículo com o objetivo de parecer o mais impressionante possível. No entanto, não é isso que um recrutado está procurando, especialmente no início.
Eles não estão avaliando o quão impressionante você é, ou o quão inteligente você é, ou qualquer coisa assim.
Eles estão pegando seu currículo, colocando-o lado a lado com a descrição da vaga e decidindo se você tem as habilidades e a experiência necessárias para fazer esse trabalho específico.
Eles querem ver evidências de que você pode entrar e ter um bom desempenho a partir do dia 1.
Quando você cria um currículo geral com o objetivo de mostrar toda a sua experiência impressionante, o que você está fazendo não está de acordo com o que a empresa está verificando.
Há uma desconexão, e isso causa uma falta de retornos de inscrições.
Isso tudo acontece porque você fez seu currículo sobre VOCÊ.
Quando você adapta um currículo para um trabalho específico, ele se torna sobre ELES. E é assim que você consegue a entrevista!
Como adaptar seu currículo a um emprego:
1. Identifique o que é mais importante para a empresa
A chave para tornar seu currículo atraente para uma empresa é adequá-lo à descrição da vaga. Você pode usar a descrição da vaga para descobrir suas necessidades e prioridades e, em seguida, fazer com que seu currículo espelhe isso.
Coisas para procurar:
- Que responsabilidades são mencionadas primeiro? O que é mencionado mais abaixo e pode ser menos importante?
- Que requisitos ou qualificações específicas eles listam?
- Algum tema se repete ao longo do tempo? (como liderança, multitarefa, organização, etc.)
2. Combine o conteúdo do seu currículo com a descrição da vaga
Agora que você entendeu um pouco sobre o que a empresa quer, veja o seu currículo.
Você quer adaptar seu currículo à descrição da vaga, começando por combinar as coisas mais importantes na descrição da vaga com as áreas mais visíveis do seu currículo.
Torne os primeiros pontos abaixo de cada trabalho anterior em seu currículo o mais relevante possível. Seu histórico de emprego de currículo é um dos primeiros lugares que recrutadores e gerentes de contratação olham, por isso é uma das áreas mais importantes para se adequar!
Se você está procurando seu primeiro emprego, você pode personalizar sua educação e outras experiências relacionadas. Mesmo conceito.
Se a descrição do cargo enfatizou a liderança, não fale primeiro sobre todas as suas realizações individuais. Em vez disso, mencione qualquer liderança que você tenha feito… assumir a liderança de projetos, treinar, supervisionar outros. Não importa quão pequeno, encontre uma maneira de demonstrar liderança!
Em seguida, você pode listar suas realizações individuais.
Talvez a parte individual tenha sido 90% do seu último cargo, e a liderança foi apenas 10%. Não importa, mencione a liderança primeiro, assim como foi feito na descrição do cargo.
Se você tem vários cargos no seu currículo, adapte todas elas.
Se você tem uma seção de objetivo ou resumo em seu currículo, adapte-a também! Veja como a empresa descreve a função geral e combine seu resumo com essa descrição.
3. Reordenar, adicionar, remover
Você pode realizar o que descrevi acima com alguns métodos diferentes.
Primeiro, você pode reordenar os marcadores e as informações que já tem. Empurre a experiência mais relevante para o início de cada seção e mova outras peças menos relevantes para baixo.
Estou mencionando isso primeiro porque é mais fácil. Você estará apenas cortando e colando peças diferentes, sem precisar escrever.
Em seguida, você pode escrever novos marcadores. Você pode ver algo na descrição da vaga, perceber que não é mencionado em seu currículo, mas é algo com o qual você tem um pouco de experiência. Então adicione!
E, finalmente, você pode remover ou excluir informações se os novos marcadores que você adicionou as tornaram redundantes ou se elas simplesmente não forem relevantes.
Aqui está uma boa maneira de saber se deve remover algo: Pergunte-se se uma empresa ficará confusa com alguma das informações que você forneceu.
Se você acha que o recrutador vai perguntar: “por que ele incluiu essa informação?”, então talvez ela deva ser removida.
Ou, se precisar economizar espaço ou abrir espaço, você pode excluir alguns de seus marcadores antigos para abrir espaço para as novas informações personalizadas que você está adicionando.
Como nota final, você também pode reordenar seções inteiras do seu currículo.
Exemplo: Mover a seção “Educação” acima ou abaixo da seção “Emprego”. Na maioria dos casos, você gostaria que fosse abaixo. Como regra geral, a primeira coisa que um recrutador quer ver é sua experiência mais recente.
Então, quanto menos eles tiverem que cavar para isso, melhor!
Mas eu sei que há empregos por aí em que um recrutador não pode nem considerar entrevistá-lo sem ver que você tem a educação e o treinamento específicos necessários. Enfermeiros, pilotos, etc.
Então, nesse caso, você pode considerar colocar sua educação no topo. Use seu melhor julgamento com base na descrição do cargo. Eles mencionaram essas qualificações logo de cara? Ou foi uma reflexão tardia perto do fundo na descrição da vaga?
4. Fornecer provas convincentes
Nem todos os marcadores são criados iguais.
Digamos que você leia que ser multitarefa é um grande desafio na vaga para a qual está se candidatando, então você decide adaptar seu currículo para isso.
Você acha que escrever “excelente multitarefa” no “resumo” da sua carreira vai ser impressionante ou convincente o suficiente?
De maneira nenhuma!
Você precisa fornecer detalhes: fatos, números, exemplos, histórias. Algo que mostre ao RH que você pode entrar e ser eficaz neste trabalho imediatamente.
Aqui está o que você poderia colocar como exemplo acima:
“Gerenciei de 4 a 5 projetos simultâneos, incluindo todos os cronogramas, metas e resultados. Frequentemente necessário para fazer ajustes de cronograma à medida que novos projetos eram iniciados.”
Isso é convincente!
Outras ideias para fatos e números incluem:
- Porcentagens (um % de aumento nas vendas, um % de crescimento para o qual você contribuiu, etc.)
- Valores em reais (valor gerenciado de R$___ em contas de clientes, R$___ em projetos, R$___ em orçamento de publicidade, orçamento de equipe, etc.)
- Número de pessoas (treinou 4 novos colaboradores, interagiu com até 10 fornecedores diariamente, etc.)
- Geografia (trabalho gerenciado para vários clientes em 4 continentes)
5. Revise tudo
Uma vez que você esteja confortável de que cobriu tudo o que é possível em seu currículo em termos do que a descrição da vaga pede, faça o que o gerente de contratação faria…
Coloque seu currículo lado a lado com a descrição da vaga e dê uma olhada nela. Tudo se encaixa e faz sentido? A empresa será capaz de ver claramente por que você escolheu se candidatar a esta vaga e por que você está interessado?
Ou eles vão perguntar: “Hm, eu me pergunto por que essa pessoa pensou em se candidatar aqui?”
É isso que você quer evitar!